ARTIGO DE VINICIUS DA SILVA
Uma grata surpresa aos amantes da boa música. Niko Souza, mais um filho da Sul/SP que esbanja talento, musicalidade e desenvoltura nos palcos. Desde 2007 vem trilhando pelo universo artístico, como músico, radialista e produtor audiovisual. Além do rap e do reggae, gêneros que dão nome ao seu mais novo trabalho (Rap Reggae 2016), Niko Souza, de certa forma, transita pelas veredas da música popular brasileira. O ritmo de sua levada, em alguns momentos, nos remete à embolada e a outros recortes que fazem parte da nossa cultura popular, sem deixar de lado o peso dos graves e o balanço da batida, características pontuais de ambos os gêneros.
O rapper traz em sua música influências diversas que que vão de Bob Marley a Martin Luther King, de Sabotage à James Brown. O ouvido mais atento poderá sentir essas nuances. Elas estão lá, como matizes que estampam uma enorme colcha de retalhos e fragmentos da vida diária.
Por trás de uma linguagem aparentemente simples ouve-se o eco das texturas de sua vivência, cheia de leituras e aprendizado. De alguma forma, sua música é um elemento que compõe sua própria identidade. Isso pode ser visto em seu mais recente trabalho, que trata de temas humanos como a relação ser/estar no mundo e a maneira positiva como construimos essa relação.Niko Souza: quem tiver ouvidos ouça.
Vinicius da Silva
Músico/poeta/professor/pesquisador